Batalha de Operações Especiais de Blindados
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

A Batalha de Kursk - O Maior embate de blindados da História Mundial. (Mapa de Prokhorovka)

2 participantes

Ir para baixo

A Batalha de Kursk - O Maior embate de blindados da História Mundial. (Mapa de Prokhorovka) Empty A Batalha de Kursk - O Maior embate de blindados da História Mundial. (Mapa de Prokhorovka)

Mensagem por Imago Mortis Sex Jun 19, 2015 11:45 pm

Exibirei aqui uma breve coletânea sobre a maior batalha de blindados do mundo até hoje, a quem interessar colocarei alguns links e sua descrição para um maior conhecimento técnico sobre a batalha no fim do post.

==========================================================

A Batalha de Kursk - O Maior embate de blindados da História Mundial. (Mapa de Prokhorovka) Soldado-russo-batalha-kursk
Foto de Soldado Russo antes da batalha de Kursk


A Batalha de Kursk é até hoje conhecida como a maior batalha de Blindados da história, e também é reconhecida como a batalha em que houve o maior custo de perdas aéreas em um só dia na história da guerra.

Primavera de 1943. Como nas primaveras de 1939, 1941 e 1942 o mundo espera mais uma exibição da BlitzKrieg Alemã, os Oficiais de inteligência Russos e seu serviço de observação aéreo já identificaram onde ocorrerá esse combate. Os campos de Prokhorovka é  o lugar escolhido, resta ao General Jukov preparar sua defesa e esse fez com maestria, o Exército vermelho plantou  mais de 400.000 minas terrestres e cavou 5.000KM de trincheiras nos meses que o ataque alemão foi retardado pois o General Manstein decidiu esperar a chegada dos novos tanques Panther.

O tempo de preparação serviu para que ambos os lados juntassem um efetivo colossal, nunca antes visto em um mesmo campo de batalhas. Os Armamentos utilizados durante a batalha foram esses:



Forças AlemãsForças Russas
~912.460 homens~1 910 361 homens
2 928 tanques5 128 tanques
9 966 armas pesadas e morteiros25 013 armas pesadas e morteiros
2 110 aeronaves2 792 aeronaves

A Batalha em si iniciou-se com a ofensiva alemã no dia 05 de Julho de 1943 e se estendeu até o dia 23 de Julho do mesmo ano e findou-se com um resultado que com toda certeza, mudou o rumo da segunda guerra.


Nunca a estratégia da BlitzKrieg havia tido como desfecho a derrota do III Reich.


No dia 12 de julho a Luftwaffe e unidades de artilharia bombardearam as posições soviéticas enquanto as divisões da SS se formavam. Tradicionalmente a descrição desta batalha é a seguinte: O avanço alemão começou e eles ficaram espantados ao ver massas de soviéticos armados avançando sobre eles. O que seguiu foi o maior embate de tanques jamais travado, com mais de 1.500 tanques em contato próximo. As forças aéreas de ambos os países sobrevoaram, mas elas não conseguiram ver nada através da poeira e da fumaça que saía de taques destruídos. No solo, os comandantes não conseguiram acompanhar os desenvolvimentos e a batalha rapidamente degenerou-se em um número imenso de ações de pequenas unidades confusas e amargas, freqüentemente cara a cara. A luta alastrou-se durante todo dia e ao entardecer os últimos tiros estavam sendo dados enquanto os dois lados saiam de combate. As perdas alemãs totalizaram em mais de 300 tanques com os soviéticos perdendo um número similar.


Os relatos da batalha foram dramáticos, os Russos, iniciaram uma contra-ofensiva e trouxeram o confronto entre blindados para muito perto dos poderosos panzers alemães, tão perto que existem relatos que T34-85 chegavam a inutilizar seus canhões aos amassá-los ao bater nas laterais e traseiras de tanques Tigers.


"De repente um T-34 irrompeu e dirigiu-se diretamente para nós. O nosso primeiro operador de rádio começou a me passar os projéteis, um a um, para que eu os colocasse no canhão. Enquanto isso, o nosso comandante que estava no compartimento de cima, não parava de gritar: ‘Atirem! Atirem!’, porque um tanque se aproximava cada vez mais. E somente após o quarto ‘Atirem’, eu ouvi ele dizer: ‘Graças a Deus!’. Então, depois de algum tempo, verificamos que o T-34 parou apenas a oito metros de distância de nós! No topo de sua torre, como se tivessem sido carimbados, havia orifícios de 5 centímetros [...]. As disposições militares dos dois lados se misturaram. “Os nossos tanquistas atingiam com êxito o inimigo, de distâncias próximas, mas também sofriam pesadas perdas”.
Wilhelm Rees, ex-oficial alemão da divisão “Adolf Hitler”



"Poucos minutos depois, os tanques do primeiro escalão das nossas 29ª e 18ª Divisões, atirando em movimento, com um impacto frontal, penetraram nas disposições militares das tropas alemãs-fascistas e com um rápido e lancinante ataque, literalmente perfuraram as disposições do inimigo. […] Os seus "Tigres" e "Panteras" foram privados da supremacia do seu poder de fogo, no combate de curta distância. No início da ofensiva, eles se aproveitaram dessa supremacia durante o confronto com as nossas outras conexões de tanques e agora estavam sendo derrotados com êxito pelos tanques T-34 soviéticos e até mesmo pelos (leves – N. do E.) T-70, a distâncias curtas. O campo de batalha era um turbilhão de fumaça e pó, a terra tremia devido às explosões poderosas. Os tanques colidiam uns com os outros e ficavam enroscados sem conseguir se separar, então lutavam até a morte até que um deles se inflamava como uma tocha ou parava com as lagartas destruídas. Mas mesmo os tanques abatidos, se as suas armas estivessem em condição de operar, continuavam a disparar”.
Pável Rotmistrov, comandante militar soviético




==========================================================

Links externos:
A batalha de Kursk aos olhos de quem estava lá.

Resumo coeso e rápido da batalha feito pelo site Área Militar

Resumo da batalha pelo site História Ilustrada - ÓTIMAS IMAGENS DA PREPARAÇÃO E DA BATALHA DE KURSK

Resumo e apresentação do modo de Batalha Histórica do Word of Tanks
Imago Mortis
Imago Mortis
Historiador
Historiador

Mensagens : 6
Pontos : 3248
Data de inscrição : 18/06/2015
Idade : 44
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

A Batalha de Kursk - O Maior embate de blindados da História Mundial. (Mapa de Prokhorovka) Empty Re: A Batalha de Kursk - O Maior embate de blindados da História Mundial. (Mapa de Prokhorovka)

Mensagem por Wagner_Esteio__Br Sex Jun 19, 2015 11:55 pm

Show! ótimo trabalho.
Wagner_Esteio__Br
Wagner_Esteio__Br
Comandante
Comandante

Mensagens : 55
Pontos : 3340
Data de inscrição : 16/06/2015
Idade : 41
Localização : Esteio/RS

https://boeb.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos